Por que os gatos ronronam?

O canto dos pássaros em dias ensolarados, o abanar de rabos dos cachorros durante a chegada dos tutores e o sorriso de uma criança. O que essas coisas têm em comum? Todas expressam confiança e felicidade. Nos gatos, isso é demonstrado através do ronronar.

O ronronar, ronrom ou ronronado, diz respeito àquele som rouco que os bichanos emitem quando liberam endorfina – o hormônio do bem-estar. E não é só o seu gatinho de casa que emite esse som gostoso de ouvir. Leões, tigres e panteras, ou seja, os grandes felinos, também fazem isso, tanto para passar tranquilidade aos filhotes quanto para aliviar o próprio estresse.

Os gatos costumam ronronar durante os momentos de afeto com seus tutores. Durante essa interação, mesmo sem ronronar, os humanos também sentem os efeitos do hormônio do prazer, que alivia o estresse e traz tranquilidade.

Imagem: Unsplash

Outras manifestações de felicidade dos gatos

O ronronar é só uma das muitas maneiras que os bichanos têm de manifestar a felicidade. Veja outras mais comuns:

  • Amassar pãozinho – demonstra que eles estão confortáveis e é uma das coisas mais fofas que os gatos fazem. Nessa manifestação, eles afofam as superfícies antes de deitar – às vezes, a superfície em questão é o próprio tutor. Quem não ama?
  • Virar de barriga para cima – nem sempre o gato é adepto ao carinho na barriga, então, quando ele aceita afeto dessa maneira é porque está se sentindo muito bem na presença do tutor;
  • Dormir pertinho – além de independentes, a espécie é bem criteriosa quanto à aproximação e confiabilidade. Por isso, buscar proximidade com o tutor na hora de dormir demonstra que estão felizes e confortáveis.

Gato ronronando sem motivo

Os gatos domésticos e os grandes felinos possuem algumas características semelhantes; e uma delas é não demonstrar com facilidade que estão sentindo dores.

Existem estudos e médicos-veterinários que relatam a presença do ronronar de gatos em situações de dor extrema, com a finalidade de tentar aliviar o incômodo. Então, se o seu amigo está ronronando sem motivos, fique atento e procure um veterinário.

Gato saudável também precisa ir ao médico

Mesmo que o bichano não esteja ronronando sem motivo, é importante que o tutor faça o acompanhamento de rotina de acordo com o intervalo de tempo pré-estabelecido pelo médico-veterinário responsável. Esse tipo de check-up (que pode incluir exames laboratoriais e vacinas) é a principal forma de prevenir doenças ou diagnosticá-las precocemente. Queremos o seu gatinho saudável para que ele possa ronronar no seu colo e expressar todo amor e confiança que sente por você.

Continue navegando pelo blog e encontre outros assuntos sobre o comportamento dos bichanos. E lembre-se de seguir Naturalis nas redes sociais para ficar por dentro de todos os lançamentos e novidades.

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.