Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

Transmitida pela saliva do gato, a doença da arranhadura é causada pela bactéria Bartonella henselae, que pode ser encontrada nas garras e na saliva de bichanos infectados. Essa doença costuma provocar febre e mal-estar. A seguir, saiba tudo sobre a doença da arranhadura do gato: 

Como o gato é contaminado pela bactéria causadora da doença?

Ainda que os gatos sejam animais extremamente metódicos e limpos, quando vivem em ambientes sujos e com acesso a parasitas, eles podem ficar infestados por pulgas – que são as hospedeiras da Bartonella henselae

A picada da pulga causa coceira. E quando o gato se coça, as bactérias ficam presas nas garras e, consequentemente, se espalham pela pele do animal, contaminando-o. Em outro cenário, o bichano pode tentar se limpar lambendo a pele, o que faz com que ele ingira as pulgas contaminadas.

Sintomas da doença da arranhadura do gato

Nos gatos, a infecção por Bartonella henselae geralmente não causa sintomas visíveis. Isso porque os peludos são portadores da bactéria e a transmitem para humanos sem apresentar sinais de doença. 

É importante lembrar que nem todos os gatos transmitem a doença, e que a maioria dos casos de infecção em humanos é leve e se resolve sozinha. No entanto, em casos raros, a infecção pode levar a complicações graves, como encefalite ou problemas respiratórios, especialmente em pessoas com o sistema imunológico comprometido. 

Os principais sintomas da doença da arranhadura do gato em humanos são: 

  • Febre;
  • Inchaço dos gânglios linfáticos;
  • Mal-estar.

Como prevenir a doença da arranhadura do gato 

De forma geral, a prevenção da doença da arranhadura do gato envolve evitar arranhões e prevenir que o felino tenha pulgas. Mas existem outras medidas que podem ser incorporadas à rotina, como: 

Evite arranhões e mordidas

Principalmente de gatos que não possuem controle parasitário, como aqueles que vivem em ambientes comunitários ou nas ruas. Como eles não estão protegidos contra pulgas, são mais propensos a serem transmissores da doença. 

Imagem: unsplash

Logo, a melhor maneira de prevenir a doença da arranhadura do gato é evitar arranhões e mordidas desses animais. Para isso, é importante manter uma distância segura dos felinos desconhecidos e ensinar as crianças como interagir com esses peludos de forma segura.

Mantenha as unhas do seu gato aparadas

Manter as unhas do gato aparadas reduz o risco de arranhões durante as brincadeiras. Se você não sabe ou tem medo de machucar seu peludo durante o corte das unhas, procure um serviço de pet shop. 

O ideal é que as unhas sejam aparadas a cada 15 dias. Assim, seu gato não vai ficar com aquelas garras afiadas e correr riscos de se arranhar acidentalmente ou machucar você. 

Lave as mãos regularmente e trate as feridas

A higiene das mãos é uma excelente forma de prevenir a doença da arranhadura do gato. Certifique-se de lavar as mãos após interagir com um bichano e antes de comer ou tocar no rosto.

Além disso, se você for arranhado ou mordido por um gato, lave a ferida com água e sabão e aplique um curativo limpo. Se a ferida parecer grave ou se você desenvolver sintomas como febre, dor de cabeça ou inchaço dos gânglios linfáticos, procure atendimento médico imediatamente.

Mantenha seu gato saudável

Leve o bichano para consultas regulares com o veterinário, mantenha as vacinas em dia e faça a prevenção contra parasitas. Essas medidas são fundamentais para que o gato fique protegido e saudável. 

Além disso, é importante que o ambiente do seu gato seja limpo e higienizado com frequência, para ajudar a prevenir a propagação de parasitas e bactérias.

Afinal, as pulgas são animais que se reproduzem fora do corpo do hospedeiro e buscam lugares quentes e escuros para colocar seus ovos. Por isso, é importante limpar a casa e escolher antiparasitários que tenham a função de quebrar esse ciclo reprodutivo.

Seguindo essas dicas simples, você previne a doença da arranhadura do gato e mantém você e seu gato saudáveis e felizes. 

Sempre postamos dicas e informações sobre saúde de cães e gatos. Continue navegando pelo blog para saber mais e acompanhe as redes sociais para ficar por dentro de novidades e lançamentos de Naturalis.  

Deixe um comentário

Outros artigos

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal. 

Quais são as funções dos bigodes dos gatos

Além dos olhares curiosos e as atitudes exploradoras, uma das características mais marcantes do gato é o bigode. O que muita gente não sabe é que esses fios, na verdade, possuem sensibilidade nervosa e têm até outro nome na medicina veterinária: vibrissas.