Quais são as funções dos bigodes dos gatos

Além dos olhares curiosos e as atitudes exploradoras, uma das características mais marcantes do gato é o bigode. O que muita gente não sabe é que esses fios, na verdade, possuem sensibilidade nervosa e têm até outro nome na medicina veterinária: vibrissas. 

Neste texto, vamos explorar as diversas funções do bigode do gato e descobrir por que eles são tão fundamentais para esses animais:

O que são os bigodes dos gatos? 

As vibrissas dos gatos, conhecidas popularmente como bigode do gato, são os pelos longos e espessos que crescem ao redor do focinho, na região entre o nariz e a boca do peludo. Esses pelos são sensíveis ao tato, uma vez que possuem raízes tão profundas que estão conectadas à terminações nervosas. 

As vibrissas são capazes de detectar até mesmo as menores vibrações no ar, permitindo que os gatos caminhem com precisão e elegância. Então: sim, quando seu gato derrubar um vidro de perfume, provavelmente ele fez isso de forma proposital. 

Imagem: Unsplash

Para que serve o bigode do gato?

O bigode do gato o ajuda a ter sensibilidade tátil, noção de espaço e ainda é peça-chave para a comunicação entre os felinos. Entenda:

Sensibilidade tátil

O bigode do gato também serve como auxiliar em situações de pouca luz, já que os bichanos não enxergam tão bem quanto os humanos. Isso acontece por causa da vibração dos pelos que, ao tocar em um objeto, elaboram um mapa tridimensional daquilo. 

Dessa forma, o animal consegue encontrar equilíbrio em superfícies mais estreitas, ser ágil e escolher locais de descanso dentro de casa. 

Noção de espaço

Se você reparar bem, o bigode do gato é maior que a largura de seu corpo. Isso não é à toa, uma vez que os bichanos gostam de se esconder em espaços mais apertados. As vibrissas informam ao gato se ele cabe ou se é capaz de passar por algum lugar. 

Por isso existe aquela máxima que, se passa a cabeça do gato por um buraco, todo corpo é capaz de passar, já que eles possuem uma régua natural para prevenir situações embaraçosas – e até perigosas -, como ficar preso em algum espaço.

Comunicação com outros gatos 

O bigode do gato é uma importante ferramenta de comunicação entre os felinos. Quando um gato está amigável e se sentindo confortável, ele costuma abaixar seus bigodes e deixá-los relaxados. Já quando um gato está agressivo e se sentindo ameaçado, ele pode levantar seus bigodes e deixá-los eriçados para parecer maior e mais intimidador.

Imagem: Unsplash

Além disso, durante a brincadeira ou a caça, os gatos podem usar seus bigodes para indicar a posição e o movimento de suas presas ou brinquedos, permitindo que outros gatos saibam onde devem atacar ou se esquivar. É por isso que, quando vemos uma brincadeira entre gatos, podemos achar que é uma briga, quando na verdade eles só estão se divertindo. Que mecanismo, não é mesmo?

Pode cortar o bigode do gato? 

NUNCA! Ao cortar o bigode do gato, o peludo pode perder o senso de equilíbrio e se machucar seriamente. Lembre-se: estes pelos não são estéticos, eles são essenciais para o bem-estar do bichano.

Agora que você aprendeu as funções do bigode do gato, compartilhe com seus amigos! Sempre postamos dicas e informações sobre saúde de cães e gatos. Continue navegando pelo blog para saber mais e acompanhe as redes sociais para ficar por dentro de novidades e lançamentos de Naturalis. 

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.