Cinco atividades para cães idosos

Seu cãozinho chegou à velhice? Neste momento delicado, é importante compreender e respeitar as limitações do seu peludo, mas sem deixar as atividades físicas e de lazer de lado. Existem muitos exercícios que podem ser feitos em casa que ajudam o seu cão a movimentar o corpinho e manter a saúde física e mental em dia. 

Pensando nisso, listamos cinco atividades que você pode fazer junto com seu cão idoso para que ele tenha uma velhice saudável e divertida. Veja quais são: 

Caminhadas curtas e regulares são benéficas para cães idosos

Sabe aquela super energia que seu peludo tinha quando filhote na hora de passear? Agora, é a fase da vida em que as caminhadas precisam ser mais curtas e frequentes, pois os cães idosos precisam da atividade física para manter seus músculos e suas articulações ativas. 

Só é preciso moderação, uma vez que atividades físicas em excesso podem provocar processos inflamatórios e causar dor no seu filho de quatro patas. Para evitar que isso aconteça, deixe que ele dite o ritmo do passeio e volte para casa quando notar os primeiros sinais de cansaço. Lembre-se de evitar escadas e distâncias muito longas.

atividades para cães idosos
Imagem: Unsplash

Brinquedos interativos e estímulos olfativos mantêm a mente ativa

Provavelmente você sabe que exercícios mentais como palavras cruzadas e sudoku são excelentes para manter a mente dos idosos humanos ativa. No caso dos cães idosos, os brinquedos interativos e os estímulos olfativos, como jogos de esconder petiscos, são uma maneira divertida de estimular a mente e o corpo.

Quando estão velhinhos, é comum que os pets já estejam com alguns sentidos prejudicados. Por isso, o mais indicado é realizar atividades que envolvam mais o olfato do que a visão ou a audição.

Alongamento é ótimo para cães idosos 

Assim como os humanos, os cães também se beneficiam de exercícios de alongamento para manter a flexibilidade e prevenir lesões. Nem todo alongamento é bom para os pets e, por isso, o ideal é que haja consulta com um médico-veterinário que seja especialista em cães idosos. 

Após avaliação, o médico irá informar quais são os alongamentos adequados para o seu cãozinho e quantas vezes por semana é recomendado fazê-los. Em algumas situações, pode ser necessário o uso de tapetes antiderrapantes em casa. Isso porque os pisos costumam fazer com que os cães deslizem as patas ao caminhar, e esse ato pode agravar quadros ortopédicos. 

Imagem: Unsplash

Socialização é importante na velhice dos cães 

Ir aos parques para cães ou caminhar no bairro e permitir o contato com outros animais são formas de socialização. Ao sentir cheiros diversos, de cães, de lugares novos e de pessoas, seu idosinho vai ter a mente estimulada e isso colabora com sua saúde. Visitas à família, passeios de carro, etc. Vale tudo para deixar o velhinho menos ranzinza e mais receptivo às pessoas. 

Alimentação ideal é fundamental para a saúde dos cães idosos

A escolha da alimentação deve ser feita com base nas necessidades nutricionais específicas da velhice. Isso acontece porque, geralmente, cães idosos precisam consumir menos calorias e gorduras e mais proteínas e fibras. Sendo assim, alimentos naturais podem ser uma boa opção. 

Naturalis Lifebites é um alimento Super Premium natural altamente palatável e livre de corantes artificiais e transgênicos, e ainda oferece opções de receitas balanceadas e adequadas a cada fase da vida dos pets. 

A composição de Naturalis Lifebites conta com proteínas selecionadas, grãos integrais e um mix preciso de frutas, vegetais, vitaminas e minerais que proporcionam energia e vitalidade para os cães. Veja quais são as receitas de Naturalis para cães idosos:

  • Cães de porte pequeno – Lifebites Peru, Frango, Espinafre, Semente de Linhaça & Cranberry Sênior
  • Cães de porte médio e grande – Naturalis Lifebites Frango, Espinafre, Semente de Linhaça & Cranberry Sênior

Todo cão idoso precisa de cuidados extras. Por isso, mantenha as consultas de rotina e, caso ocorra qualquer mudança física ou de comportamento, procure um médico-veterinário. Sempre postamos dicas e informações sobre saúde de cães e gatos. Continue navegando pelo blog para saber mais e acompanhe as redes sociais para ficar por dentro de novidades e lançamentos de Naturalis. 

Deixe um comentário

Outros artigos

Doença da arranhadura do gato: sintomas e como prevenir

Todo mundo que é gateiro já ouviu, pelo menos uma vez, alertas sobre a doença da arranhadura do gato. Ainda que muitos nem saibam explicar do que se trata, ela é uma infecção bacteriana conhecida popularmente como febre da arranhadura do gato. Mas será que é tão perigoso assim?

O que é PIF (Peritonite Infecciosa Felina)? 

Existem algumas doenças do mundo pet que só afetam os gatos, como a AIDS Felina (FIV), a leucemia felina (FELV) e a Peritonite Infecciosa Felina, também conhecida como PIF. Menos incidente, mas não menos perigosa, a PIF precisa de diagnóstico rápido, pois pode ser fatal.